VERONESI:prevenção do Câncer

 

 

Texto de Umberto Veronesi. Diretor Científico do Instituto Europeu de Oncologia, em Milão, atuou como presidente durante a reunião "Estilo de Vida: novas fronteiras na prevenção do câncer", em Milão Focus Saúde (sexta-feira, 27 de novembro).

Estamos todos convencidos de que a maior ameaça para a nossa saúde vem do que nós respiramos. Isso é apenas parcialmente verdadeiro: estudos estatísticos mostram que quase 35% dos cânceres estão relacionados a substâncias nocivas sobre a mesa e que apenas 2% é bastante provenientes da poluição atmosférica.

Os alimentos podem tornar-se um veículo para substâncias tóxicas
Nao se deve entrar em pânico, mas se deve  prestar atenção ao que comemos. O alimento é necessário para a vida, os prazeres culinários  ajuda na convívio, no entanto, temos que  ter cuidado com a quantidade, qualidade e acima da natureza. Na verdade, esses três fatores podem ajudar a preservar ou prejudicar a saúde, como a alimentçao pode tornar-se um veículo para material de risco tóxico para o sistema cardiovascular eo sistema digestivo mais afectados por cancros relacionados com os alimentos.
O convite  para proteger e preservar  o meio  ambiente assume importância porque a sua poluição tem riscos e efeitos sobre a cadeia alimentar: se as substâncias que respiramos pode ser considerado nocivo para o corpo, é fácil entender como eles são muito mais se forem ingeridos ou permanecem em nòs.

Qual é a alimentação ideal?

Aquela rica em fibras.
Nada, portanto, do que chegar na nossa  mesa está totalmente livre de substâncias tóxicas e é por isso que a ciência diz que somos ameaçados muito mais do que comemos do que do ar que  nós respiramos. E é por isso porque eu digo sempre o primeiro segredo para proteger, a nossa saúde e ajudar a prevenir todas as doenças relacionadas ao bem-estar e doenças modernas (acho que da doença cardiovascular, diabetes, osteoporose, para ' obesidade e tumores), com uma alimentaçao balanceada e rica em fibras.
Umberto Veronesi